Pular para o conteúdo principal

Cartas aos filhos

 


   AOS MEUS TRÊS FILHOS

 

     Ao beirar meus 70 anos, justo no dia em que recebo abraços pelo “Dia do pai”, senti vontade de “falar escrito” essa mensagem a vocês.

Que bom vê-los adultos, com saúde, felizes, realizados profissionalmente e, o mais importante para mim, unidos apesar dos problemas familiares que passamos e que o tempo não pode apagar.

Sinto saudades da infância de vocês, do nosso convívio. Momentos felizes ficaram.  Atualmente, vivo momentos em que me orgulho de ser o pai de vocês.

Que bom ver você Ricardo, perseguir seus ideais, em parte já conseguidos. Lembro a você que “o lugar ao sol”, o reconhecimento pelo talento, às vezes demora.

Que alegria ver você Álvaro, bem casado e empregado, fazendo o que gosta sem esquecer do seu projeto musical. Não deixe de sonhar.

Que satisfação ver você Nilton, tão jovem, ter seu nome em cartazes, sites, jornais e sempre procurando se aprimorar na profissão que escolheu. Aconselho-o a colocar os pés no chão, dê um passo de cada vez porque você tem tudo para vencer.

Peço perdão se não fui ou sou um “pai exemplar”.

Desculpas se os magoei de alguma maneira em determinados momentos por atitudes por mim tomadas. Acreditem que estas foram visando a felicidade de vocês e a minha.

Estou e estarei sempre pronto para escutá-los, orientá-los, enfim, ajudá-los no que tiver ao meu alcance.

Ricardinho, Alvinho e Niltinho: coloco-os no diminuitivo porque amo vocês e porque fica mais fácil para guardá-los no meu coração.

Felicidades, minhas bênçãos. Deus os protejam. Abraços e beijos do

Papai 

 

                                                                                14/08/2005

 

 

 AO MEU FILHO ÁLVARO NO DIA DO SEU CASAMENTO


 Álvaro e Rosana:

Meu filho: estou muito feliz com seu casamento. Sinceramente não esperava, nesta altura da vida, ver um filho casar, “ganhar” uma filha e quem sabe, ser vovô...

Isso está me emocionando muito e tenho minhas razões para isso...

Pela idade em que estão casando, considero você e a Rosana, embora ainda não a conheça, muito maduros para o compromisso que estão assumindo.

Você “puxou” a mim em várias coisas, somos quase do mesmo signo, temos coisas em comum, mas, principalmente, fazemos bem as coisas, tentamos a perfeição, seja no trabalho, seja no lazer, seja no trato com a família, seja nos sentimentos.

Espero que sejam muito felizes, curtam a vida, agradeçam a Deus por cada momento, por cada dia, por todos os anos que estiverem juntos.

Comunguem juntos esta união, nas alegrias e nas tristezas, seja porque motivo for.

Junto, segue o meu presente esperando seja do agrado de vocês.

Um grande abraço do seu pai e amigo. Beije a Rosana por mim.

        

                                                                                          15/01/2005


AO MEU FILHO NILTONNO DIA DO SEU EMBARQUE PARA NOVA YORK

        Meu filho:

Niltinho:  ao vê-lo partir para os Estados Unidos, viajar em busca do saber, conhecer culturas diferentes e melhorar o seu currículo, fico emocionado e feliz. Emocionado de poder ajudá-lo materialmente e feliz por você ter chegado a este ponto.

         A vida é composta de “ciclos” que são renovados através dos anos, às vezes cheios de mudanças, nem sempre como nós gostaríamos que fossem. Uma profissão, um trabalho, qualquer que seja, tem suas adversidades e seus desafios. E somente a perseverança, a autoconfiança e a vontade de vencer poderão derrubar as barreiras e os obstáculos que encontrarmos pela frente.

         Mire-se no exemplo de seus pais. A vida e o trabalho de sua mãe e a luta do seu pai para conseguir um “lugar ao sol” na profissão que abraçou e recentemente, um “novo ciclo, aos 64 anos ser professor em uma Universidade.

         Não se preocupe com o tempo que vai demorar para conseguir tudo que almeja na vida. Não sabemos quanto tempo vamos viver. Por isso, quando fazemos projetos ou sonhamos em realizar determinado empreendimento, temos que ser otimistas, pensarmos positivamente e confiarmos que viveremos o que Deus tiver determinado para nós.

         Hoje, ao decolar rumo ao seu progresso, quando tiver “nas alturas”, lembre-se que o homem jamais imaginou pudesse voar tão alto. Mas conseguiu. E você meu filho também conseguirá: voar alto no seu trabalho, nos seus projetos, nos seus sonhos, nos seus sentimentos.

         Mas, me permita alguns conselhos: conserve a humildade, não despreze suas origens, sua família, não deixe que a falta de bens materiais ou pessoais sejam causas para sentir-se intranquilo, inseguro ou infeliz.

         Voe meu filho. Quero que você atinja um lugar no “podium”, mas não fique triste se não for o mais alto porque o importante é você ter conseguido. Seu pai estará torcendo sempre por você e com você no seu pensam.

         Aproveite ao máximo a viagem. Sei que viaja com algum receio, de alguma coisa não dar certo mas isso acontece com qualquer pessoa que sai, para outro país, mesmo por um curto período.

Na volta, com a bagagem e a experiência adquiridas, faça uma reciclagem em seus projetos de trabalho e pessoais. Com certeza terá o apoio de seus pais.

Vá e volte com saúde. Deus o proteja e o abençoe. Te amo.

                                                                Seu pai e amigo

                                                                                       1/10/2006

Comentários

Enquanto isso na comunidade seresteira de Conservatória:

Enquanto isso na comunidade seresteira de Conservatória: